Postagens

Mostrando postagens de junho 4, 2017

Aula como acontecimento: a potência da prática docente

Imagem
Em 2015 na Educação Infantil 2ª Etapa - Pré-escola do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ) foi vivenciado na escola um projeto, intitulado Projeto Caraminholas. O mesmo foi inicialmente proposto pelo coordenador pedagógico com o intuito de propor às professoras a realização de oficinas variadas que envolvessem diferentes linguagens. Em um segundo momento, assumimos no PIBID/ Pedagogia/Educação Infantil pensarmos, também, em algumas oficinas. Inspiradas na oficina oferecida pela professora Renata Alves, “Caraminholas de Filosofia”, pensamos a oficina, “Caraminholas de Filosofia: Descobrindo Palavras”. Esta escolha se deu por conta de uma situação vivida em sala de aula com o Arthur. Todas as vezes que estávamos em sala ele sempre nos indagava sobre diversos temas e com palavras diferentes que, para nós, eram sofisticadas para uma criança de sua idade. Pensamos, então: será que ele sabe os significados das palavras ditas? A curiosidade nos moveu para descob...

Terra é nojento e tempero é legal?

Imagem
          Sou estudante do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e esse semestre tive aula de Educação Infantil ministrada pela docente Léa Tiriba, com ela minha turma teve a oportunidade de uma vez ao mês poder fazer oficinas na Escola Municipal Gabriela Mistral, próxima à faculdade. Relatarei algumas dessas oficinas. Viva a fantasia infantil!           Uma oficina que fez muito sucesso foi a de fantasia. Eu e outra aluna levamos algumas fantasias e acessórios à escola. Levei muitos óculos, chapéus e plumas. Pus o saco com as fantasias em um cantinho e as crianças foram se aproximando aos poucos, pegando e colocando em si mesmos os objetos, eventualmente uma ajudava a outra a fazer a “melhor combinação” de estilo. Elas riam bastante umas das outras, fazendo combinações bem coloridas. Além de que adoravam que tirássemos foto delas, eu e ou...