Terra é nojento e tempero é legal?
Sou estudante do curso de Pedagogia
na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e esse semestre tive aula de Educação
Infantil ministrada pela docente Léa Tiriba, com ela minha turma teve a
oportunidade de uma vez ao mês poder fazer oficinas na Escola Municipal
Gabriela Mistral, próxima à faculdade. Relatarei algumas dessas oficinas.
Viva a fantasia infantil!
Uma oficina que fez muito sucesso foi
a de fantasia. Eu e outra aluna levamos algumas fantasias e acessórios à escola.
Levei muitos óculos, chapéus e plumas. Pus o saco com as fantasias em um
cantinho e as crianças foram se aproximando aos poucos, pegando e colocando em
si mesmos os objetos, eventualmente uma ajudava a outra a fazer a “melhor
combinação” de estilo. Elas riam bastante umas das outras, fazendo combinações
bem coloridas. Além de que adoravam que tirássemos foto delas, eu e outras
colegas ficávamos tirando foto e fazendo vídeos para registrar o momento e eles
ficavam sorrindo e fazendo mil e uma poses divertidas. Foi muito empolgante de
ver a animação deles com o material.
Que cheiro forte, tia!
Outra oficina foi a de pintura com
tinta de tempero. Inicialmente quando uma turma chegou a professora os pôs
sentados em fileira e nós aproveitamos para explicá-los sobre o que faríamos
com aqueles temperos e demos a eles os sacos para eles cheirarem e tentarem
identificar do que era o cheiro, praticamente só identificaram a “canela” por
ser o mais comum a eles, provavelmente. Depois demos pinceis e papeis para eles
desenharem o que quisessem e demos algumas folhas e galhos secos também para
que eles pudessem colar em seus trabalhos. Tentamos trabalhar com materiais
bastante naturais nessa atividade. E eles pareceram gostar bastante, uma menina
disse para mim que estava achando muito legal pintar com as tintas de cheiro, e
as professoras também pareceram gostar. Elas elogiaram nossa inciativa de usar
esse tipo de tinta e perguntaram para gente como as fizemos.
Ingredientes:
*Qualquer tempero em pó (Ex.: açafrão, açaí, urucum...)
*Cola
*Água
Modo de Preparo:
*É só pôr um pouco do tempero escolhido em um pote e
colocar a mesma quantidade de cola e água e misturar.
Sugestão do bem:
* Pode ser utilizado em inúmeras atividades e é ótimo pois substitui tintas artificiais e tóxicas.
Terra molhada!
E uma das oficinas que fizemos nessa
escola que mais deu certo foi a de comidinha. Há um cantinho nessa escola que tem três árvores
que utilizamos para essa atividade, as crianças pegam terra com as mãos ou com
a colher de pau e colocam dentro da panela, posteriormente colocam um pouco de
água e misturam tudo com a colher. Parece bem simples essa atividade, mas é
muito rica pois ajuda o contato das crianças com a natureza, algo muito raro
nos dias atuais. Houve uma situação que comprova isso, eu estava acompanhando
um menino em sua brincadeira, quando a panela já estava repleta de terra e água
sugeri a ele que a manuseássemos com a mão, para sentir a textura. O menino
na hora fez cara de nojo e disse que não queria porque achava nojento. Nesse momento disse a ele que aquilo que ele chamava de areia na verdade era terra e que
era algo bom pois provinha da natureza e assim se formava árvores como a que
estava a nossa frente, que primeiro era uma pequena planta e após um tempo
poderia se transformar em uma enorme árvore. Então ele viu uma plantinha na
terra e apontou perguntando “olha tia que nem essa?" e eu disse que sim e então ele se aproximou da planta, fez carinho nela e falou "ela é muito fofa” e desfez a cara de nojo. Foi muito doloroso ver
uma criança achar terra com água algo nojento, isso só me fez perceber a
necessidade de falar e mostrar às nossas crianças que elas podem e devem
desfrutar com respeito e admiração a natureza, afinal elas são frutos da
natureza também.
Materiais
utilizados:
*Panela
*Água
*Terra
*Colher
de pau
Raquel Silva Teixeira de Miguel
O que você achou dessas atividades? Qual tempero e fantasia você usaria?
Comentários
Postar um comentário